quinta-feira, junho 07, 2007

Actividade enzimática

As enzimas convertem uma substância, chamada de substrato, noutra denominada produto, e são extremamente específicas para a reacção que catalisam. Isso significa que, em geral, uma enzima catalisa um e só um tipo de reacção química.





A velocidade da reacção catalisada por uma enzima é aumentada devido ao abaixamento da energia de activação necessária para converter o substrato no produto.

Como são catalisadores, as enzimas não são consumidas na reacção e não alteram o equilíbrio químico dela.

A actividade enzimática pode depender da presença de determinadas moléculas, genericamente chamadas cofactores.

Determinadas substâncias, como algumas drogas, toxinas e outros venenos, podem inibir a actividade de algumas enzimas, diminuindo-a ou eliminando-a totalmente.
Substâncias que produzem um efeito semelhante nos enzimas chamam-se inibidores enzimáticos

Propriedades das Enzimas


São catalisadores biológicos , aceleram a velocidade da reacção, transformando de 100 a 1000 moléculas de substrato em produto por minuto de reacção.

Actuam em concentrações muito baixas.

Actuam em condições suaves de temperatura e pH.

Possuem todas as características das proteínas.

Podem ter sua actividade regulada.

Estão quase sempre dentro da célula.


Especificidade Substrato \ Enzima

As enzimas são específicas para os seus substratos, esta especificidade pode ser relativa a apenas um substrato ou a vários substratos ao mesmo tempo. É no centro activo que ocorre a reacção enzimática. Alguns modelos procuram explicar a especificidade substrato/enzima:

• Modelo Chave/Fechadura - prevê um encaixe perfeito do substrato no sítio de ligação, que seria rígido como uma fechadura.


Modelo do Ajuste Induzido - prevê um sítio de ligação não totalmente pré-formado, nas sim moldável à molécula do substrato; a enzima ajustár-se-á molécula do substrato na sua presença.

Sem comentários: