A poluição da água é qualquer alteração das suas propriedades físicas, químicas ou biológicas, que possa prejudicar a saúde, a segurança e o bem-estar das populações, causar dano à flora e à fauna, ou comprometer o seu uso para fins sociais e económicos.
PRINCIPAIS FONTES DE POLUIÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Também os oceanos e mares são afectados pela poluição - os acidentes com petroleiros que derramam petróleo para o mar e provocam as “marés negras”, a queima de resíduos no alto mar, a lavagem de porões dos cargueiros e petroleiros, os derramamentos tóxicos das indústrias feitos directamente para as praias ou costas, o despejo de lixo radioactivo das centrais nucleares, o funcionamento dos barcos a motor…
Para além destes aspectos, devemos ter em conta que uma parte importante da poluição do mar é consequência da actividade humana na terra. Vejamos alguns exemplos:
- Os resíduos sólidos, plásticos, vidros, trapos e outros materiais, deixados nas praias.
- Os pesticidas e adubos utilizados na agricultura, que através da acção da chuva e da erosão do solo, contaminam as águas subterrâneas e os rios.
- Os produtos e as águas residuais não tratadas que são lançados directamente para os rios, e através destes chegam ao mar.
DEFENDER E CONSERVAR A QUALIDADE DA ÁGUA
Sendo a água um bem precioso e indispensável à vida, todos os cidadãos têm o dever de a defender, preservar e utilizar com cuidado.
Para defender e preservar a qualidade da água é necessário:
- Tratar as águas residuais
- Poupar águas
O tratamento das águas residuais é feito em Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR). Este tratamento permite que a água que é lançada ao mar recupere as suas propriedades naturais.
Se quiseres saber como se faz o tratamento de águas residuais podes dar um “saltinho” às seguintes estações depuradoras: ETAR da Quinta da Bomba; ETAR da Região do Planalto Beirão; ETAR Principal da AGERE.
Para poupar água podemos adoptar no nosso dia-a-dia um conjunto de acções, tais como:
- Ao lavar os dentes não deixes a torneira aberta com a água sempre a correr. Abre-a só para lavar a escova ou enxaguar a boca.
- Prefere os duches aos banhos de imersão.
- Desliga o chuveiro enquanto te ensaboas ou lavas o cabelo.
- Acumula as peças de roupa suja e lava tudo de uma só vez. Liga a máquina apenas quando estiver cheia e utiliza a menor quantidade possível de detergente. Se lavares a roupa no tanque, deixa a torneira fechada enquanto a ensaboas ou esfregas.
- Antes de lavar louça, raspa os restos de comida e deixa de molho as peças muito sujas. Usa a máquina quando estiver bem cheia e com o mínimo de detergente. Se lavares a louça à mão... já sabes! Deixa a torneira fechada enquanto a ensaboas ou esfregas. Abre-a apenas na altura de a enxaguar.
- Utiliza o autoclismo apenas quando for necessário. Deixa a válvula da descarga regulada para não gastar muita água.
- Ao lavar o pátio ou o carro, em vez da mangueira, usa uma vassoura e um balde com água (que podes encher mais do que uma vez).
- Ao regar as plantas do jardim usa um regador e não a mangueira.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
A poluição atmosférica é qualquer alteração da composição química do ar, seja pela variação importante na proporção dos seus constituintes ou pela presença de substâncias estranhas, que possa prejudicar a saúde, provocar perturbações nos seres vivos e no meio ambiente.
Ao alterar a composição natural do ar, os seres vivos são afectados e pode ser posta em causa a sua vida.
PRINCIPAIS FONTES DE POLUIÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
As principais fontes de poluição atmosférica são causadas pela actividade do Homem.
A combustão incompleta do carvão e petróleo na indústria e refinarias, a combustão em centrais eléctricas, os gases emitidos pelos escapes dos veículos motorizados, lançam para o ar substâncias (dióxido de carbono, monóxido de carbono, dióxido de enxofre e chumbo, entre outras) que alteram a composição natural do ar e degradam a sua qualidade.
Entre as mais graves consequências da poluição atmosférica temos:
- O “efeito de estufa”
O aumento de dióxido de carbono na atmosfera, resultante das combustões de produtos ricos em carbono em centrais eléctricas e no aquecimento doméstico, provoca o aumento da temperatura da atmosfera uma vez que retém o calor e impede que este se expanda para o espaço.
Consequências: Aquecimento global da Terra, alterações no clima e a subida do nível do mar.
As “chuvas ácidas”
O dióxido de enxofre, resultante das combustões em centrais eléctricas e dos gases emitidos pelos escapes dos veículos motorizados, quando se dissolve na água presente na atmosfera forma gotículas de ácido sulfúrico. Quando chove, estas substâncias são transportadas para a superfície terrestre.
Consequências: doenças respiratórias graves, destruição de florestas, corrosão de materiais, alteração das características naturais do solo e da água, podendo levar à morte alguns seres vivos.
- A diminuição da camada de ozono
O ozono constitui uma barreira protectora das radiações nocivas do Sol (radiações ultravioleta) e protege a vida na Terra.
A diminuição da camada de ozono deve-se fundamentalmente à libertação de CFC, um composto químico utilizado nos refrigeradores dos frigoríficos e arcas frigoríficas, aparelhos de ar condicionado e aerossóis.
Consequências: problemas respiratórios, queimaduras, cancro de pele. Se sofrer danos é posta em causa a sobrevivência da vida na Terra.DEFENDER E CONSERVAR A QUALIDADE DO AR
Para defender e preservar a qualidade do ar devemos:
- Utilizar energias alternativas, não poluentes e renováveis (ex.: energia eólica).
- Proteger as florestas.
- Usar os transportes públicos, de preferência o metro ou o comboio pois são menos poluentes que os automóveis.
- Evitar o uso de aerossóis (sprays).
- Poupar energia (ex.: desligar as luzes e os aparelhos eléctricos quando não são precisos; utilizar lâmpadas de baixo consumo).
POLUIÇÃO DO SOLO
A poluição do solo é qualquer alteração das suas características naturais através da deposição, descarga, infiltração ou acumulação no solo de produtos poluentes.
PRINCIPAIS FONTES DE POLUIÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Apesar do lixo doméstico ser uma pequena parte do total de resíduos sólidos produzidos, ele é o mais desagradável e perigoso para a saúde pública quando se acumula perto dos locais onde as pessoas vivem.
DEFENDER E CONSERVAR A QUALIDADE DO SOLO
Para defender e preservar a qualidade do solo devemos:
- Tratar lixos e resíduos domésticos e industriais.
- Colocar o lixo nos recipientes próprios.
- Proteger as florestas.
- Utilizar sempre que possível materiais reciclados e preferir produtos ecológicos.
- Colaborar na reciclagem de vidro, papel, cartão, alumínio e plásticos, fazendo a separação dos lixos.
4 comentários:
Olá Daniela, ao fazer uma pesquisa para um trabalho escolar, encontrei o teu blogue ao acaso. Desde já te dou os parabéns tem muita matéria que estou a dar. Vai-me ser muito útil.
Vou Postar alguns dos teus textos e imagens no meu blog. Espero quer não te importes…Bjs
este blogue deu me jeito para o meu trabalho de Ciências da natureza , eu sou do 5º ano.
oBRIGADO
Este site deu me jeito para o meu trabalho de Ciências da natureza , eu sou do 6º ano, vou usar taxto e imagens.
Obriado
Estou a fazer um trabalhotrabalho ecologica para um cartaz do dance kikaxino na roménia, encontrei o teu blogue ao acaso.
Vou Postar alguns dos teus textos e imagens no meu blog.
Enviar um comentário